quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Mas o que é RPG?!


Você que pela primeira vez nos visita deve esta se perguntando: O que é RPG?

Bom vamos nesse tópico traduzir para vocês o real significado do termo RPG.


O que é RPG?


RPG significa Role Playing Game ,traduzido como Jogo de Interpretação de Personagens. Na realidade o RPG não pode ser definido como apenas um jogo, mas sim como uma categoria de jogos lúdicos, como o xadrez ou o jogo da memória. O RPG e um método lúdico de aprendizado, um jogral interativo, de improviso, onde existe um diretor (Mestre de jogo ou narrador), que dá o tema e organiza a peça e os atores (Jogadores) que, além de atuar, interferem nas histórias. Durante um jogo de RPG (chamado Sessão), os Jogadores interpretam heróis dentro de universos fictícios ou baseados em fatos reais, onde poderão ser os mocinhos das histórias, enfrentando antagonistas e resolvendo enigmas, situações e negociações, influenciado diretamente a história, terminando por "salvar o dia". Podendo ser um herói medieval com armadura, buscando salvar uma princesa, um escravo no Brasil colonial ou até mesmo um super herói japonês. O narrador guia e explica as situações e os jogadores decidem o que fazer. O objetivo do jogo não é ganhar ou perder (uma vital diferença dos outros jogos), mas completar, de modo cooperativo, uma história ou missão.


A origem do RPG


O RPG foi inventado no início dos anos 70 por dois estudantes de história que se inspiraram nos "wargames", onde os jogadores comandavam exércitos em tabuleiros. mudando o enredo e deixando-o mais prático tornou-se um jogo onde se comandavam personagens (individuais), e não mais exércitos. Os primeiros RPGs surgiram inspirados na obra de J.R.R. Tolkein (Senhor dos Anéis) onde heróis participavam de aventuras medievais fantásticas. Depois disso surgiram vários outros títulos, abordando diversos temas: ópera espacial, , descobrimento do Brasil, desenhos animados, espionagem...


No Brasil, os primeiros jogos eram comprados em importadoras, por estudantes universitários. Durante o final da década de 80 e início dos anos 90, o mercado nacional começou a traduzir vários livros para o português e os autores nacionais começaram a publicar suas primeiras obras.Hoje temos uma gama imensa de RPGs nacionais, com os mais vários temas.


Benefícios do RPG


O RPG tem muitos benefícios para quem o pratica Podemos citar o gosto pela leitura: o fato do RPG propor um “mergulho” em um novo universo cultural, já é motivo para despertar o interesse do jogador pela leitura. Por exemplo, se ele vai jogar em um cenário da idade média, se interessará em saber sobre as roupas, os costumes e sobre o modo de vida daquela época, fazendo pesquisas e trocando informações.


Um jogo de RPG pode se passar na Roma Antiga, no Brasil Colonial ou até mesmo em um cenário bíblico. A curiosidade move o ser humano. Mesmo que o cenário do jogo seja futurístico ou fantástico, ele foi construído ou baseado em elementos reais. O jogador aprenderá a correlacionar a fantasia ao real, buscando semelhanças e também diferenças. O hábito da leitura também trará ao praticante o aumento de seu vocabulário de forma espantosa. Esse interesse não seria diferente nesse livro, pois o jogador o aumentaria e também a seu conhecimento pela maior fonte de leitura e pesquisa sobre o mundo antigo, a Bíblia.


Devido às suas características narrativas, o jogo criativo pode auxiliar na formação do individuo de três formas: na educação, na socialização e na diversão. Além disso, um jogo criativo como o RPG estimula a cooperação em vez da competição entre os jogadores e pode ser eficiente ferramenta pedagógica devido ao teor interdisciplinar das historias. A inocente brincadeira de faz-de-conta é um dos mais importantes passos para o desenvolvimento de ser humano digno e construtivo.


Alguns educadores usam o RPG como forma de facilitar o ensino em escolas, psicólogos usam o RPG em suas sessões com seus pacientes (terapia lúdica). Sendo até usado pelo departamento espacial americano (NASA). o RPG é o único jogo permitido à bordo de uma missão espacial, já que o RPG faz com que seus participantes estimulem o companheirismo e a amizade. Todos algum dia já brincaram de policia e ladrão, com blocos de montar ou já viram algum filme de aventura ou romance onde se imaginaram na pele do herói? Bom isso é quase RPG, a diferença que nesse tipo não existe um regra ou objetivo fixo. O RPG tem.


O RPG pode ser uma ótima forma de ensinar às crianças o mundo maravilhoso da bíblia, fazendo-as participar de grandes aventuras ao lado dos grandes heróis, como Davi (você nunca se imaginou passeando pelo Éden ou lutando ao lado de Josué?). O RPG pode auxiliar o estudo da lição da escola sabatina ou os deveres do colégio (como é usado por educadores).


O RPG hoje está nos videogames, filmes, novelas, seriados, livros. Temos que desmistificar o mito que o RPG é perigoso e maléfico. Tudo depende de como você utiliza esta ferramenta. Temos a certeza que se o RPG for usado de forma à promover o aprendizado e sendo baseado na palavra de Deus, muitos serão os benefícios.


Não deixem de Entrar no Orkut do Livro :

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=12423144




Retirado do Livro Aventuras Bíblicas

Texto de Luiz Karlos Mattos.


Nenhum comentário: